Sinopse: O filme se passa em uma cidade (Cold Rock) em algum extremo "interior" dos EUA onde muitas crianças estão sumindo misteriosamente. Como toda cidade interiorana, muitas especulações sobre o caso e uma lenda, um cara grande e encapuzado que some com as crianças no meio da floresta, o Tall Man. A cidade vive uma época de decadência extrema, um dia houve prosperidade graças a uma mina e com o fechamento dela o declínio. A protagonista (Jessica Biel <3 que interpreta Julia Dennings) interpreta uma enfermeira numa cidade onde já não existe hospital nem mesmo um médico. O último médico da cidade era seu marido agora falecido. Ela tem um filho pequeno e uma empregada, até que um dia o seu filho desaparece.
Enfim, promessa de um filme igual todos esses novos filmes americanos de terror, totalmente previsíveis, cheio de clichês (essenciais para todos filmes de terror, mesmo os sensacionais) e com um finalzinho horroroso. Enfim, como tinha uma nota regular no IMDB, decidi assisir (confesso, mesmo odiando, adoro filmes do gênero).
-- Spoilers, muitos pois o filme não é o que parece e têm diversas reviravoltas --
LEIA SE QUISER.
Ledo engano.
Creio que esse filme nem possa se enquadrar na categoria terror.
O último filme que vi parecido com esse foi Frailty (lindamente traduzido para "A Mão do Diabo") um dos 10 filmes que mais gostei na história.
"O que é certo e o que é errado?"
O filme começa com o famoso clichê, a protagonista toda machucada e alguns segundos depois corta pra uma outra cena que mostra "36 horas antes".
Com insistência o diretor mostra o quão decadente é a cidade e seus moradores e mostra Julia fazendo um parto complicado, principalmente sendo uma enfermeira. A criança é filha de um vagabundo, a mãe uma adolescente que possui uma irmã incrivelmente depressiva (A Orfã - Jodelle Ferland que intepreta Jenny) e que é muda (devido a traumas familiares).
Bom, claro que não vou contar a história do filme tintim por tintim senão ninguém vai assistir. Aliás, quem ler a isso tudo provavelmente nem vai assistir porque acho que vou contar todos os mistérios do filme... haha.
Primeiramente o filho de Julia é raptado. Ela sai desesperadamente atrás dele, se machuca, toma mordida de cachorro, acidente de carro mas não consegue resgatá-lo. Ela sim é resgatada e levada ao Diner na cidade que deve ser a única opção de diversão para todos os moradores de Cold Rock e vem aí a primeira cena legal. Ela se lava e vai trocar de roupa no escritório do diner, ali encontra um altar com uma cruz e fotos das crianças que desapareceram, inclusive tchanam! a do filho dela. Todos da cidade parecem conspirar por alguma coisa. Meu primeiro pensamento foi no Homem de Palha e a cidade inteira fazendo sacrifícios humanos para um bem comum e a volta da prosperidade.
Ela foge.
Até que ela encontra o filho dela com uma doida da cidade - e nem é a doida dos gatos - mulher que tchanam! (2) teve o filho raptado. E o moleque a chama de... mãe. Julia é a sequestradora das crianças. Tall Man, vem me sequestrar!
Enfim ela consegue pegar o moleque de novo e com a polícia de Seattle ajudando a pega-la, ela leva o pirralho pro porão da casa e ele... some. O porão tinha ligação direta com os túneis da antiga mina, um verdadeiro labirinto.
Ela é presa, sua empregada se enforca e a câmera mostra na casa que o casal Dennings aparentemente vivia por uma causa humanitária (tem fotos deles com crianças e tal dos lugares mais pobres do mundo).
Agora o pulo do gato. Ela diz que as crianças sim, estão mortas. Estão nos túneis, na floresta. Mas a polícia não encontra absolutamente NADA.
Uma nova cena mostra o quão louco é o povo da cidade (uma cena com a mãe da Jenny) e ela é sequestrada também pelo Tall Man. Mas porra, não era a Julia?
Ela não oferece resistência alguma.
O sequestrador a esconde no carro (ela vai de boa) e viaja até alguma cidade grande dos EUA. Ao chegar ela é entregue para uma senhora (toda pinta de grã fina) que quer pagar pela criança. O sequestrador é o marido de Julia, que não tinha sumido porra nenhuma e decidiu que nos EUA também existem crianças sem esperança, que sofrem abusos e principalmente não têm oportunidades. Ele recusa o dinheiro considerando-o uma ofensa.
Jenny, a narradora de toda a história (antes muda), diz que ama sua verdadeira mãe e já pensou em fugir. Mas ela também ama sua nova família e sua nova vida.
Estuda em escolas muito boas, têm aulas de artes e afins. Ganha oportunidades.
Obviamente sei que ninguém tem o direito de roubar uma criança, um filho. Mas sei que todos nós merecemos uma chance de um dia nos tornarmos alguém. Independente de dinheiro, alguém que sirva de exemplo para seus descendentes.
Principalmente no país em que vivemos, vivenciamos isso todos os dias de nossas vidas. Tivemos um presidente que quando criança teve pouquíssimas oportunidades e mesmo assim, com o seu caráter, conseguiu ser talvez o maior presidente da república que já tivemos. Mas, como convivi quando trabalhei no Projeto Quixote, sei que muitas crianças de potencial não têm a menor oportunidade de se tornar alguém na vida. Abuso dos pais, abuso das drogas. Enfim, esse filme deixa essa sensação. Do errado que pode ser certo, e o certo que pode ser o errado. Espero que me entendam.
-- Fim dos Spoilers --
Hoje descobri que o diretor é o francês Pascal Laugier, que também dirigiu o excelente Martyrs. Aliás, ele faz parte de uma leva de filmes franceses de terror que são extremos e chocantes (Martyrs, Ils, Calvarie, Haute Tension, Frontieres, The Inside...) cujos diretores foram diretamente para Hollywood e lá infelizmente, na maioria dos casos, perderam sua identidade (Alexandre Aja que o diga - ele fez o incrível Haute Tension e nos EUA dirigiu... Piranha 3D - ah o dinheiro...). The Tall Man talvez seja o filme que salve. É, acabei de descobrir que esses diretores fazem parte de uma chamada "New French Extremity" mas não quero me aprofundar no assunto.
Concluindo, esse provavelmente não será o melhor filme da sua vida. Mas é uma coisa completamente diferente do que estamos acostumados - e incitados - a ver. Vale muito a pena gastar 1:40 h nesse filme e garanto que você vai pensar muito no assunto quando o filme acabar. Ah, se vc espera um filme de terror, principalmente um slasher movie como a premissa sugere, esqueça. Vai dormir assim que a cena em que a Jessica Biel persegue o Tall Man terminar.
Veredito final:
IMDB: 6,0 (ainda somente 1.600 avaliações - o filme ainda não foi lançado oficialmente)
Minha nota: 8,5
The Tall Man (2012) - EUA
Diretor: Pascal Laugier
Com: Jessica Biel, Jodelle Ferland e Stephen McHattie
Trailer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário